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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Solos.
Data corrente:  17/08/2020
Data da última atualização:  21/11/2020
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  DIAS, R. de C.; CALDAS, J. V. dos S.; POLIDORO, J. C.; ZONTA, E.; MATTOS, B. B.; GONÇALVES, R. G. da M.; TEIXEIRA, P. C.
Afiliação:  RICARDO DE CASTRO DIAS, UFRRJ; JOÃO VICTOR DOS SANTOS CALDAS, UFRRJ; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; EVERALDO ZONTA, UFRRJ; BIANCA BRAZ MATTOS, CNPS; RAFAEL GOMES DA MOTA GONÇALVES, UFRRJ; PAULO CESAR TEIXEIRA, CNPS.
Título:  Desempenho de um fertilizante mineral misto produzido a partir de fosfato natural sedimentar.
Ano de publicação:  2020
Fonte/Imprenta:  Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 11, n. 5, ago./set. 2020.
DOI:  https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0003
Idioma:  Português
Conteúdo:  O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência agronômica de um fertilizante mineral misto produzido com fosfato natural sedimentar adicionado de calcário e borra de enxofre, comparado com o fertilizante superfosfato simples. O experimento foi conduzido em casa de vegetação sendo realizados três cultivos sucessivos na seguinte sequência: milho, feijão, milho. As plantas foram cultivadas em vasos plásticos contendo 3 kg de solo classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial, sendo dois fertilizantes fosfatados (superfosfato simples - SSP e fertilizante mineral misto - MMF), quatro doses de P2O5 (25, 50, 100 e 150 mg de P2O5 dm-3), duas condições (solo incubado com calcário e não incubado) além de dois controles, sem aplicação de P. Foram avaliados a produção de massa seca da parte aérea (MSPA), o acúmulo de fósforo da parte aérea (APPA) e a concentração de fósforo disponível no solo após cada cultivo. Os resultados mostraram que o SSP foi mais eficiente que MMF na produção de massa seca e no acúmulo de P. As maiores respostas da MSPA e do APPA em relação ao aumento da dose do MMF foram observadas em LVA não incubado com calcário. O fertilizante mineral misto proporcionou maiores valores de P disponível no solo após os três cultivos em comparação ao SSP.
Palavras-Chave:  Pó de Rocha Fosfática.
Thesagro:  Adubação; Calagem; Efeito Residual; Fertilizante Fosfatado.
Thesaurus Nal:  Liming; Phosphorus; Rock phosphate.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/218068/1/Desempenho-de-um-fertilizante-mineral-misto-2020.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Solos (CNPS)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPS20509 - 1UPCAP - DD
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Amazônia Ocidental.
Data corrente:  14/12/2015
Data da última atualização:  03/03/2016
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  ARAÚJO, M. I. de; ARAÚJO, A. M. C. de; ALMEIDA, J. C. de; SOUSA, S. G. A. de.
Afiliação:  Maria Isabel de Araújo, IFAM; Avania Maria Cordeiro de Araújo, IFAM; José Carlos de Almeida, IFAM; SILAS GARCIA AQUINO DE SOUSA, CPAA.
Título:  A educação a distância e a diversidade etnocultural amazônica.
Ano de publicação:  2015
Fonte/Imprenta:  In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1., 2015, Boa Vista. Resumos expandidos... Boa Vista: Universidade Federal de Roraima, 2015. v. 1. n. 1. p. 29-32.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Do ponto de vista acadêmico o desafio da inter e da transdisciplinaridade, por vezes, parece difícil de superar o ?saber popular do saber científico?. No campo da EaD as mudanças ainda demoram a se fazer sentidas, visto que a prática docente, a escola e os educandos revelam uma resistência ao novo, ancoradas que estão no passado mítico e no medo do desconhecido, colocando em xeque os conceitos de progresso, desenvolvimento sustentável, cidadania e empregabilidade (ARAÚJO, 2013). A partir desta concepção se buscou fazer uma analise sobre a educação formal e não formal na metodologia da EaD e a diversidade etnocultural Amazônica.
Palavras-Chave:  Diversidade etnocultural; Educação a distância.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/135517/1/Resumos-Expandidos-Silas.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPAA31396 - 1UPCAA - DD
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